Adestrar um cachorro: saiba como ter um cão bem educado em casa

Adestrar um cachorro em casa pode parecer um desafio para tutores de primeira viagem. Obviamente, se você deseja que ele obedeça a diversos comandos ou tempo pouco tempo para se dedicar à tarefa, o ideal é buscar ajuda especializada.

No entanto, algumas regras de conduta básicas, que facilitam muito o dia a dia, podem ser ensinados por qualquer pessoa. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Saiba como adestrar um cachorro em casa

Ofereça recompensas

Se você quer adestrar um cachorro em casa, o primeiro passo é estabelecer um sistema de recompensa para cada vez que o pet fizer aquilo que lhe foi solicitado. Não é preciso ser nada muito elaborado: um carinho rápido ou palavras de reforço positivo costumam ser suficientes.

Se quiser, você também pode oferecer um petisco ou mesmo grãos da própria ração. No entanto, é importante que seja algo que ele possa comer rapidamente, para não tirar o foco do treinamento.

Outra dica importante é oferecer a recompensa imediatamente após o acerto, para que o pet consiga fazer a associação adequada entre a atividade realizada e o mimo recebido.

Ensine-o a fazer as necessidades no local adequado

Ensinar a fazer as necessidades no local adequado é um dos treinamentos básicos para quem deseja adestrar um cachorro. Em geral, o  animal aprende bastante rápido quando você oferece os estímulos adequados. Confira o passo a passo:

  • faça o pet sentar próximo da porta que dá acesso à rua e só abra quando ele latir;

  • repita esse procedimento diversas vezes, para que ele possa associar a atitude à satisfação da sua necessidade;

  • assim que ele latir, leve-o até o local adequado para que ele faça suas necessidades. No momento em que ele terminar, ofereça a recompensa.

Se você desejar, também pode adestrar o cachorro para avisá-lo que precisa sair para satisfazer suas necessidades utilizando um sinal diferente do latido, como sentar-se em um tapete próximo da porta.

Nesse caso, o procedimento é o mesmo: faça-o sentar no local e só saia com ele quando ele obedecer o comando, recompensando-o na sequência. Lembre-se sempre de que quanto mais vezes você repetir o adestramento, maiores são as chances de que ele assimile-o.

Faça com que ele compreenda comandos básicos

Além de fazer as necessidades no local correto, adestrar um cachorro também consiste em ensiná-lo comandos básicos, como sentar quando solicitado. Esse é um dos passos mais simples do adestramento e costuma servir de base para os demais.

Sempre que for realizá-lo, repita  a palavra “senta” com voz clara e firme, para que o cachorro possa se habituar a receber o comando. Entenda como fazer:

  • pegue um petisco do qual o cachorro gosta bastante e permita que ele cheire. Nesse momento, a reação usual do animal é sentar para esperar o agrado. Se isso acontecer, ofereça um carinho, palavras de reforço positivo e o mimo;

  • caso o animal não sente, coloque a mão com o petisco próximo a parte de trás da cabeça dele para que ele precise se virar para acompanhar o movimento da mão. Nesse momento, em geral, ele vai se sentar e deve receber a recompensa;

  • se ainda assim o pet não compreendeu, pressione muito levemente o peito e o quadril do animal, para que ele entenda que deve se sentar. Deu certo? Não se esqueça de dar a ele o petisco e um afago!

Gostou de aprender como adestrar um cachorro em casa para que ele atenda a comandos simples? Se você precisa de ajuda especializada, a Dog Vila Lobos oferece um serviço de escola que ensina ao seu pet regras de conduta perante outros cães e pessoas e como brincar de forma adequada com outros animais. Saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *