Aprenda como funciona a limpeza do dente de cachorro

Você sabia que é preciso fazer a limpeza do dente de cachorro? A medida, muitas vezes negligenciada pelos tutores por puro desconhecimento, é fundamental para garantir a saúde do seu pet, já que previne doenças como o tártaro que, quando não tratado adequadamente, pode ser fatal.

Pensando nisso, criamos esse post. Dessa maneira, você vai saber mais sobre a importância de cuidar da higiene bucal do seu cachorro e aprender a fazer a limpeza da maneira mais adequada. Acompanhe a leitura!

Entenda porque cuidar da higiene bucal do seu pet

Há quem acredite que fazer a limpeza do dente de cachorro é um cuidado excessivo, típico de cuidadores que têm tempo sobrando. No entanto, não é bem assim. Manter a saúde bucal do seu pet em dia não é importante apenas para prevenir o mau hálito e garantir uma dentição saudável.

Como a boca do animal é um local onde os resíduos de comida se acumulam facilmente, ela se torna o espaço perfeito para o acúmulo de bactérias que favorecem o surgimento de inflamações, irritações e, em casos mais graves, infecções que podem levar à morte do pet.

Além disso, o ato de escovar o dente do cachorro é um excelente exercício de liderança, já que deixa o animal submisso e ajuda a reforçar a mensagem de que você — e não ele — é o líder.

A Associação Americana de Medicina Veterinária recomenda que a escovação seja realizada diariamente. No entanto, caso isso realmente não seja possível, tente fazer a limpeza do dente de cachorro no mínimo três vezes por semana.

Limpeza do dente de cachorro: saiba como fazer

Agora que você já sabe da importância de cuidar da higiene bucal do seu pet, conheça nossas dicas para fazer o procedimento da maneira mais adequada:

  • escolha uma pasta de dente específica para animais de estimação. Jamais use o seu creme dental para fazer a limpeza do dente de cachorro;

  • da mesma maneira, adquira uma escova de dentes específica para pets, com cerdas macias e cabo longo, ou um dedal anatômico com revestimento de silicone;

  • adquira o hábito de escovar os dentes do cachorro o mais cedo possível. Quanto mais novo for o pet, maiores são as chances de que ele assimile bem a novidade;

  • realize a massagem de maneira muito suave, para evitar ferimentos caso o cachorro faça um movimento brusco. Faça movimentos circulares e concentre seus esforços nos locais onde há mais tártaro;

  • caso o pet resista à limpeza, insista de maneira delicada e repita o procedimento sempre que possível, para que ele possa ir se acostumando gradativamente. Em geral, os cachorros costumam se adaptar ao novo hábito em cerca de uma semana;

  • deixe para fazer a limpeza do dente de cachorro em momentos importantes do dia para ele, como próximo da hora do passeio. Assim, o animal associa o novo hábito a um momento de descontração;

  • não há necessidade de enxaguar a boca do pet ao final da escovação, já que a pasta de dentes é desenvolvida especialmente para esse fim.

Gostou de saber mais sobre a importância da limpeza do dente de cachorro? Então não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para que outros tutores se conscientizem sobre esse tema tão importante para a saúde dos pets!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *