Cachorro agitado? Confira as dicas para gastar as energias dele!

Você tem em casa um cachorro agitado, desses que não para um segundo e parece ter energia inesgotável? Acredite, o “problema” tem solução.

Em primeiro lugar, é importante entender porque o seu cãozinho age assim. Em geral, a agitação está ligada a três fatores:

  • a raça, que pode apresentar um nível de energia mais alto que outras — não dá para esperar, por exemplo, que um labrador se comporte como um pug ;

  • a inatividade, ou seja, seu cachorro passa por longos períodos sem ter o que fazer e acaba ficando entediado;

  • a ansiedade, problema comum em cães cujos tutores precisam passar o dia todo fora.

Com essas informações em mente, fica mais fácil encontrar alternativas para deixar o cachorro menos agitado e mais feliz. Saiba mais!

4 dicas para quem tem um cachorro agitado em casa

1.  Premie comportamentos tranquilos

Se você oferece um petisco ou mesmo um afago quando o cachorro está agitado para deixá-lo mais tranquilo, tudo que vai conseguir fazer é ensiná-lo que aquele comportamento é adequado, já que ele vai associar a recompensa à sua atitude imediata.

Por isso, espere que o cachorro se tranquilize e só então ofereça um prêmio. Dessa maneira, fica mais fácil para ele entender que o comportamento relaxado é passível de recompensa, enquanto o eufórico não.

2. Priorize os brinquedos inteligentes em casa

Se a ideia é deixar o cachorro agitado mais tranquilo, procure focar a atenção do animal em brinquedos que estimulam a mente quando estiver em casa. Uma boa ideia são aqueles que contêm ração ou um petisco dentro e que exigem do cão alguma “estratégia” para alcançá-lo.

Além de fáceis de encontrar em casas do ramo, você pode também pode improvisar uma solução caseira com uma garrafa pet transparente repleta de petiscos e com pequenos furos pequenos.

3. Invista em um day care

Se você precisa passar muito tempo fora de casa, é natural que o cachorro fique agitado, ansioso e entediado. Por isso, nada melhor do que investir em um day care para o seu cãozinho.

Esse tipo de espaço é perfeito para cachorros que precisam de atividade, liberdade e companhia durante o dia. Além de diminuir a agitação do seu cachorro, o day care conta com uma equipe que promove a educação e socialização, fundamental para que o cão não se torne medroso, ansioso ou mesmo agressivo quando em contato com outras pessoas e animais.

Dessa maneira, seu cachorro tem companhia o dia todo, desenvolve seus comportamentos naturais e ganha muito mais qualidade de vida!

4. Brinque com ele ao ar livre

Quer deixar o cachorro agitado mais tranquilo? Então sempre que tiver aquele espaço na agenda, passe um tempo com ele ao ar livre! Caminhadas, brincadeiras no parque… Todo tipo de programa que promova a socialização e gaste energia é válido!

É o momento ideal para lançar a bolinha e ensinar comandos como buscar, esperar e soltar, ou mesmo colocar um objeto a uma altura que ele precise pular para pegar. Além de desfrutar da sua companhia, seu companheiro vai voltar para casa mais cansado e… tranquilo!

Gostou de conhecer nossas dicas para deixar o cachorro agitado mais tranquilo? Se você quer investir em um day care com infraestrutura completa e equipe altamente capacitada, venha conhecer a Dog Vila Lobos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *