Cachorro triste: Saiba mais como lidar

Você tem observado o seu cachorro triste por muito tempo? Ele pode estar passando por uma fase de depressão canina. Continue a sua leitura e saiba como ajudar!

Ninguém sabe ao certo se os cães sofrem de depressão como as pessoas sofrem. Eles certamente experimentam mudanças de humor e comportamento, mas essas mudanças são geralmente temporárias e rastreáveis a um evento recente na vida do cão.

Pode ser em um período de volta às aulas, em que o cão volta a ficar sem as crianças, pode ser, também, por um período de luto e perda, pela qual a família toda esteja passando ou, talvez, você tenha adotado um  novo filhote e seu cão mais velho esteja se sentindo excluído.

Cães que sofrem a perda de um membro da família (humano ou animal de estimação) muitas vezes passam por um período de luto. E, claro, muitos cães abandonados aos abrigos parecem passar por um período de tristeza e incerteza.

O problema com o diagnóstico de depressão clínica (que é diferente de episódios de comportamento depressivo de curta duração) é que, mesmo em humanos, não há teste biológico para identificar a condição. Médicos tomam nota dos sintomas e o que o paciente fala sobre seus sentimentos para chegar a um diagnóstico.

Como os cães não podem falar conosco, devemos confiar em nossos poderes de observação para determinar se um companheiro canino está se sentindo deprimido. De modo geral, quando um veterinário descreve um paciente como deprimido, o cachorro triste está exibindo uma mudança no comportamento normal.

Cachorro triste: como é um cão depressivo?

Um cão em depressão pode ser resumido em uma palavra: triste.

Especialmente se você conhece bem o cão, você pode saber se ele está deprimido com base apenas na expressão facial. Se você perder este sinal e notar os outros, não se preocupe. Isso não significa que você é um proprietário ruim ou fora de contato com seu animal de estimação.

Os cães são indivíduos singulares e alguns são mais propensos a mostrar emoção do que outros.

Como se comporta um cachorro triste?

Para saber se seu cachorro triste está deprimido, preste muita atenção em como ele age. Qualquer mudança repentina no comportamento ou humor pode ser um sinal de que há algo errado. Mas há coisas específicas que você pode procurar no comportamento do seu cão que quase definitivamente indicam depressão. E se não é depressão, ainda é um problema que deve ser resolvido.

Você pode estar especialmente certo de que há um problema se o seu cão estiver exibindo três ou mais desses sinais:

  • Mudanças de apetite – Um cachorro triste pode parar de comer ou comer como se sua vida dependesse disso. Tudo depende do cachorro. Novamente, nessa situação, é sempre melhor procurar mudanças súbitas e / ou extremas no apetite.
  • Dormir frequentemente – O cão adulto médio dorme cerca de 12 a 14 horas por dia. Os filhotes dormem de 18 a 20 horas, por isso seria difícil notar um aumento aqui. No entanto, se o seu cão adulto começar a dormir como um cachorrinho, ele pode estar deprimido.
  • Lamber as patas – Essa lambida incessante pode ser um sinal de que seu cachorro está deprimido. Tenha em mente que também há razões fisiológicas para o seu cão morder as patas também, incluindo infecções bacterianas, eczema, dor nas articulações e pele seca. No entanto, se o seu cachorro estiver lambendo as patas e exibindo outros sinais nesta lista, pode ser devido à depressão.
  • Escondendo – Se o seu cão nunca parece estar mais perto da família, isso pode ser um sinal de depressão. Cães são animais sociais, então a família é importante. Quando eles recuam e passam mais tempo sozinhos, nunca é um bom sinal.

Alguns outros sintomas também podem ajudar a identificar um cachorro triste ou deprimido:

  • Vocalizações como ganidos ou gemidos;
  • Comportamento sem ânimo em torno de coisas que eles normalmente gostam;
  • Energia baixa;
  • Os olhos parecem pequenos ou menores que o normal.

É importante notar que os sintomas acima também podem indicar um problema médico . Se o comportamento do seu cão ou o nível de energia mudar, o primeiro passo deve ser chamar o veterinário.

O que fazer quando notar que tem um cachorro triste?

A boa notícia é que a tristeza do cachorro geralmente não dura muito tempo! Alguns cientistas acreditam que os cães podem experimentar tristeza e até depressão . Se o seu cão parecer incomumente infeliz, ou se o seu comportamento mudar significativamente, comece com um check-up no veterinário. No entanto, para a maioria dos cães, a tristeza é de curta duração.

Se o seu cão tem um caso temporário de tristeza, você pode consolá-lo e ajudar a mudar seu humor fazendo algo positivo em conjunto. Por exemplo:

  • Brinque com um brinquedo favorito;
  • Ir para uma caminhada rápida;
  • Marcar encontros ou passeios no parque com outro amigo canino;
  • Levá-lo para dar uma volta de carro;
  • Ofereça um tratamento especial.

Já nos casos em que o cachorro triste já está com a depressão instalada e diagnosticada, você pode tentar tratamentos de longa duração, como:

  • Mudança de alimentação – trocar a ração ou inserir petiscos pode fazer toda a diferença;
  • Aumente o tempo diário de atividades do seu cão – os cães são animais cursoriais, eles simplesmente nasceram para correr. Leve o seu cão para um espaço onde ele possa correr e gastar energia. Ficar preso em locais fechados, mesmo que  na companhia do dono, pode piorar a ansiedade e depressão.
  • Rock para uns, reggae para outros – a música pode ajudar o seu cão a controlar a ansiedade de separação e diminuir a depressão. Então, se você tem um cachorro triste, coloque música! Só não esqueça de observar o estilo preferido do seu cão, notando se ele acalma ou fica ainda mais nervoso com o som.
  • Preencha o vazio – nem sempre podemos estar o tempo inteiro com os nossos cães. Então, se você tem um cachorro triste, deveria considerar inserir um amigo de forma definitiva na vida dele. Pode ser adotando um novo cachorro ou gato, ou colocando seu amigo em uma escola diária para cães.

Mais importante ainda é não tentar projetar as suas emoções humanas no seu cachorro triste. Você pode respeitar e responder às necessidades emocionais do seu cão sem assumir que ele sente tristeza da mesma maneira que você.

Você sabe como o seu cão faz você se sentir melhor, mesmo quando está tendo um dia ruim? Se seu cão estiver triste, você pode apoiá-lo da mesma maneira. Passe um tempo juntos e seu humor mudará em breve.

Conheça as principais dicas para a escolha do hotel para cachorro

Lá se foram os dias em que deixar o seu cão em um canil básico era a única opção. Os pais de cães que precisam ficar longe de casa agora têm muitas opções. Desde pequenos hotéis até resorts luxuosos para animais de estimação, agora há acomodações que atendem às necessidades de todos os donos e pets que precisam de um hotel para cachorro.

Mas como você sabe se uma instalação é digna de sua confiança? Fazer sua lição de casa pode significar menos preocupação para você e mais alegria para seu cão.

A seguir estão algumas coisas para procurar quando verificar as opções hotel para cachorro:

O que é um hotel para cachorro?

Hotel para cachorro é o lugar em que nossos cães podem ficar enquanto estamos de férias. Eles são muito diferentes dos canis, que costumavam ser a única opção. Os canis são responsáveis apenas pelas necessidades básicas de nossos animais: comida, água e uma curta caminhada.

No entanto, como os donos estavam ansiosos para que seus animais de estimação tivessem melhor cuidado, o conceito de hotel para cachorro começou a surgir. Os hotéis para cães estão preparados para atender às necessidades pessoais de nossos animais de estimação, indo muito além das necessidades básicas. 

Embora existam tipos diferentes, a maioria dos hotéis para cachorros oferecerá:

  • Quartos individuais. Seu cão não será colocado em uma gaiola como ele estaria em um canil. Ele terá seu próprio quarto, onde poderá andar livremente, e terá uma pequena área para necessidades, como um banheiro.
  • Cabeleireiro. Seu cão será cuidado por profissionais nos salões de beleza caninos que estão nos hotéis de cães mais especializados.
  • Em casa pegar. Se você encontrar um bom hotel para cachorro, a equipe pode oferecer um serviço de coleta e entrega para que você não tenha que se preocupar com nada.
  • Monitoramento da Web. Os hotéis mais sofisticados oferecerão um serviço de webcam. Dessa forma, você pode verificar seu animal de estimação diretamente do seu telefone ou computador, contanto que você tenha uma conexão com a Internet.
  • Spas e mais. Nos hotéis mais luxuosos, você encontrará até serviços veterinários, spas e massagistas , além de outras opções que seu animal de estimação adorará.

Como escolher um bom hotel para cachorro?

Agora que sabemos o que um bom hotel para cachorro tem a oferecer, vamos começar a pensar em escolher um. Como podemos ter certeza de que nosso animal de estimação vai se sentir confortável e bem cuidado, para que possamos relaxar enquanto estamos fora?

Conheça as instalações pessoalmente

Embora a internet nos oferece infinitas possibilidades e podemos ver qualquer estabelecimento online , não há nada melhor do que vê-lo pessoalmente. Vá para o hotel e dê uma olhada nas instalações. Isso é muito importante, porque quando você poderá ver pessoalmente e dizer se eles atendem aos padrões de segurança e higiene exigidos.

Você será capaz de ver a área em que seu cão vai viver. Você também verá as áreas de jogos e o tipo de comida que a equipe irá alimentá-lo.

Conheça os funcionários

Não se contente em apenas ver o lugar, fale com o pessoal. Descubra quem está encarregado de caminhar ou alimentar os cães. Além disso, se você tiver a oportunidade, converse com um cliente sobre os serviços do hotel e se eles estão satisfeitos. Nunca há uma referência melhor do que isso.

Verifique se existe um veterinário de plantão

Qualquer bom hotel para cães terá um serviço veterinário de 24 horas. Você nunca sabe quando um cão pode precisar de ajuda de emergência.

Leve seu cachorro

Você também deve levar seu cachorro para verificar se ele gosta do ambiente, antes de deixá-lo lá. Deixe-o andar um pouco para ver como ele se sente, como reage e como a equipe o trata. Além disso, você deve observar como ele age em torno dos outros animais de estimação. Em seguida, leve-o para a área de jogos para ver se ele se sente confortável.

Verifique o cronograma de atividades

Converse com a equipe sobre os horários das refeições, os jogos que eles vão jogar e os passeios que farão. Certifique-se de que a programação deles funcionará com as necessidades do seu cão.

Se eles não têm um cronograma definido, eles provavelmente não são um estabelecimento muito organizado. Nesse caso, você não deve deixar seu cachorro com eles.

Verifique os requisitos para hospedagem

Antes de deixar o seu cão em um hotel para cachorro, você deve certificar-se de que a equipe lhe pedirá a documentação de vacinação e desparasitação. Por quê? Porque se eles estão pedindo por esses documentos, isso significa que eles estão pedindo a todos os outros clientes também. Isto irá assegurar-lhe que o seu animal de estimação estará seguro e não será infectado por um dos outros cães.

Antes de hospedar o seu cão, procure sempre um hotel para cachorro que tem o amor como principal regra. Aqui na Dog Vila Lobos, você garante todos os cuidados que o seu cão precisa.

Conheça os nossos serviços de day care coletivo ou personalizado, escola e hospedagem em nosso hotel para cachorro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *