Conheça essas dicas imperdíveis de como cuidar do cachorrinho filhote!

A chegada de um filhote traz muita alegria para qualquer lar. No entanto, cuidar do cachorrinho também exige dedicação, paciência e uma grande dose de carinho. Vai receber um pet em casa, mas não sabe nem por onde começar? Então confira nossas dicas!

5 dicas de como cuidar do cachorrinho filhote

1. Deixe o ambiente seguro para o pet

O primeiro passo para quem quer cuidar do cachorrinho e garantir a sua segurança é fazer uma checagem completa na residência antes mesmo da chegada do pet.

Retire dos locais onde ele terá acesso pequenos objetos que podem ser engolidos, plantas tóxicas e produtos de limpeza. Certifique-se de que fios e tomadas estejam cobertos e que objetos de vidro ou cortantes não estejam sobre mesas ou móveis que possam facilmente cair sobre o cãozinho.

Nessa fase, os pets são muito curiosos e têm pouca ou nenhuma noção do perigo. Por isso, todo cuidado é pouco!

2. Invista tempo na fase de adaptação

Se você quer cuidar do cachorrinho filhote, precisa ter em mente que ele não vai chegar em casa sabendo exatamente como se comportar.

Por isso, é preciso ter paciência e investir um bom tempo até que seu novo companheiro aprenda o lugar certo para fazer suas necessidades, se acostume com o ambiente e até mesmo com você.

Embora seja importante ser firme com o cão e ensinar a ele as regras da casa, jamais bata ou grite com o filhote. Esse tipo de atitude, além de cruel, não ajuda o pet a aprender o que fazer e só o deixa mais assustado e inseguro.

3. Tenha um veterinário de confiança

Quem quer cuidar de um cachorrinho precisa ter sempre por perto o telefone de um veterinário de confiança.

Além de ser o responsável pela vacinação, o profissional deve ser procurado também para check-ups de rotina ou sempre que você tiver alguma dúvida ou notar algum comportamento anormal no pet.

4. Não exponha o cão a riscos desnecessários

Por falar em vacinação, nunca saia com o seu cachorrinho na rua antes que ele tenha tenha finalizado o ciclo inicial de imunização, ou seja, nos primeiros 3 meses de vida. Isso inclui, é claro, visitas ao pet shop, onde o animal teria contato com outros cães, o que aumentaria o risco de contrair doenças.

Se for realmente necessário dar um banho no filhote nesse período, faça isso em casa, preferencialmente no período da manhã. Escolha um dia quente e verifique se a temperatura da água está morna.

Utilize sempre um shampoo específico para animais e tenha cuidado extra ao secar o cachorrinho. Use um secador também em temperatura morna e não se esqueça de secar bem as orelhas do pet com uma gaze ou algodão.

5. Prepare um espaço exclusivo

Cuidar do cachorrinho com todo carinho também inclui fazer com que ele se sinta confortável e querido. Por isso, reserve um espaço na casa só para ele, preferencialmente longe da área de circulação de pessoas.

Nesse espaço, instale uma caminha confortável, um pote com água e alguns brinquedos. É importante que ele perceba esse ambiente como seu, para que possa se sentir seguro e retornar sempre que quiser descansar.

Só evite deixar por aí um pote com ração. Retire sempre a comida que sobrar quando o cão terminar de comer. Isso porque além de favorecer a obesidade, manter a ração disponível durante todo o dia favorece o acúmulo de bactérias e fungos que podem fazer mal para ele.

Gostou de conhecer nossas dicas de como cuidar do cachorrinho? Então não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que mais pessoas possam saber sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *