Cuidados que se deve ter na hora de dar banho em cachorro

Dar banho em cachorro pode ser um desafio para tutores de primeira viagem. Como alguns animais tendem a ficar agitados nesse momento, é importante munir-se de uma dose extra de paciência e seguir algumas dicas que ajudarão a manter o conforto, a saúde e a segurança do seu pet. Saiba quais são elas!

4 dicas para dar banho em cachorro sem complicações

1. Fique atento à temperatura da água

Uma das primeiras dicas para quem quer dar banho em cachorro com total segurança é ficar atento à temperatura da água. Esqueça os banhos quentes demais e deixe a água sempre morna, evitando assim problemas na pele ou mesmo queimaduras no pet.

O ideal é sempre testar a temperatura na parte interna do braço, região onde a pele é mais sensível. Para evitar que o cãozinho sinta qualquer desconforto, procure também dar banho nos dias mais quentes.

2. Adquira produtos adequados

Por maior que seja a tentação de usar aquele shampoo que você adora no seu animalzinho de estimação, é importante evitar dar banho em cachorro com produtos que não sejam especialmente desenvolvidos para eles.

A medida evita alergias e outros problemas dermatológicos e garante o conforto e a segurança do animal. Se possível, busque aqueles que são formulados com substâncias que facilitam a secagem e dê preferência aos que não levam tantos corantes e aromatizantes. Além disso, ao enxaguar o animal, certifique-se que não sobraram resíduos do produto.

3. Dê atenção extra à secagem

Por falar em secagem, sempre que for dar banho em cachorro, certifique-se de que terminada a higiene o animal está completamente seco. A medida evita problemas como fungos, dermatites e resfriados e garante que os pelos não ficarão embaraçados.

Quando for secar o pet, primeiro retire o excesso de água com uma toalha e depois direcione o jato de ar morno no secador no sentido da raiz para o comprimento. Jamais use o secador quente demais ou encoste-o no animal e não permita que ele saia de casa até estar completamente seco.

Como os secadores de cabelo domésticos costumam ser menores e fazer mais barulho que os profissionais, se o seu animal for de grande porte, inquieto demais ou excessivamente assustado com a hora do banho, considere realizar o serviço sempre em um pet shop.

4. Escolha um local seguro e confortável

Por fim, mas não menos importante, na hora de dar banho em cachorro, sempre certifique-se de que o local é seguro e confortável para o animal, evitando assim o risco de quedas e outros acidentes.

Se o seu pet costuma ficar agitado com a hora do banho, procure colocá-lo em um local fechado, onde seja mais difícil escapar e evite espaços abertos quando as temperaturas estiverem baixas ou estiver ventando.

Como você pode ver, dar banho em cachorro não é uma tarefa assim tão complicada. Use sempre produtos adequados, deixe a água em temperatura morna e escolha um local confortável para desfrutar desses momentos com o seu pet. Por fim, seque-o bem para garantir que o seu cãozinho não tenha qualquer problema de saúde!

Gostou de conhecer nossas dicas de como dar banho em cachorro? Então não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que outros tutores possam aproveitar esse momento com seu cãozinho com total tranquilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *