Dicas imperdíveis para cuidar do cachorrinho e mantê-lo saudável e em forma!

Cuidar do cachorrinho não se resume a fornecer alimentação e higiene adequadas. Para que o seu pet possa se manter saudável e em forma tanto física quanto mentalmente, é preciso ficar atento a uma série de outras boas práticas que fazem toda a diferença na qualidade de vida do cachorro.

Saiba quais são elas!

4 dicas para cuidar do cachorrinho que você precisa conhecer

1. Crie uma rotina estimulante

Se você quer cuidar do cachorrinho bem e garantir que ele esteja sempre saudável e feliz, é importante criar uma rotina estimulante para ele.

Animais que passam o dia todo em casa, sem se movimentar ou socializar com outros pets, tendem a ficar apáticos ou irritados e podem inclusive sofrer de depressão canina.

Por isso, não abra mão de levá-lo para passear para que ele possa interagir com outras pessoas e animais nem de criar brincadeiras divertidas para estimular o desenvolvimento dos seus comportamentos naturais.

Se você passa muito tempo fora de casa e não tem tempo para dar toda a atenção que gostaria para o seu companheiro, considere utilizar um serviço de daycare para que o cachorrinho possa receber todo o estímulo e socialização necessários.

2. Considere adotar um segundo animal

Outra dica importante para quem quer cuidar do cachorrinho e vê-lo sempre contente é considerar a ideia de adotar um segundo pet, que além de companhia para a família pode acompanhar o outro cão.

A medida, no entanto, exige responsabilidade e tempo livre, já que em vez de um, serão dois animais que demandarão cuidados, atenção e amor.

Caso tenha essa disponibilidade, não se esqueça de colocar a comida deles em locais separados e dividir igualmente a atenção e o carinho entre os dois.

3. Estabeleça limites

Cuidar do cachorrinho não significa nem de longe fazer todas as suas vontades. Para garantir um bom convívio entre o animal e os moradores da casa, é importante estabelecer limites claros e ser firme quando eles forem desrespeitados.

Obviamente não é preciso nem recomendado bater ou gritar com o cachorro. No entanto, sempre que ele fizer algo errado, diga um “não” sonoro e bastante firme, para relembrá-lo de que você é o tutor e está no comando da situação.

Se sentir dificuldade para disciplinar o cão, considere contratar serviços especializados em adestramento para que seu pet receba treinamento profissional.

4. Cuide da higiene bucal

Embora dificilmente alguém se esqueça de levar o pet ao veterinário ou de dar as vacinas no prazo correto, é bastante comum que ao cuidar do cachorrinho os cuidados com a higiene bucal sejam negligenciados.

Além do tártaro, que pode causar mau hálito e provocar a perda dos dentes, animais que não recebem a higiene bucal adequada podem acabar contraindo infecções que se alastram por todo o corpo.

Em geral, escovar os dentes do cachorro duas vezes por semana é o suficiente, mas consulte um veterinário de sua confiança para que ele possa fornecer as instruções adequadas considerando a raça e porte do seu pet.

Gostou de conhecer nossas dicas de como cuidar do cachorrinho e mantê-lo sempre saudável e em forma? Se você está em busca de serviços de daycare para o seu pet, venha conhecer a Dog Vila Lobos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *