Todos os cães podem nadar?
De acordo com seu padrão anatômico, nem todos os cães são nadadores eficientes. Algumas raças nasceram para nadar, pois foram criadas para realizarem trabalhos na água, como por exemplo o Golden Retriever, o Labrador e o Cocker Spaniel. Mas também existem raças em que a distribuição do peso do corpo não favorece a natação, como por exemplo os Buldogues. Cães de patas curtas, como os Dachshunds também podem ter certa dificuldade para nadar, e cães braquicefálicos, como Pugs, podem ter mais dificuldade de respirar na água. Entretanto, com o acompanhamento adequado de um profissional e o uso de coletes salva-vidas, todos podem se beneficiar desta atividade, se bem supervisionada!

Como saber se a natação é o exercício ideal para o meu cão?
A hidroterapia ou natação provêm grandes benefícios em diversas situações, e cada caso e propósito deverá ser avaliado individualmente. Tanto para gasto energético, condicionamento físico e manutenção da saúde, assim como para terapias de recuperação, nossa equipe está capacitada para atender todas as situações. Agende uma avaliação e saiba mais sobre os nossos planos aquáticos. Conheça alguns dos benefícios da hidroterapia:● Alto gasto energético
● Prevenção de doenças cardíacas
● Condicionamento físico aeróbico
● Exercício de baixo impacto
● Perda e manutenção de peso
● Ganho e retenção de força muscular
● Recuperação de cirurgias
● Melhoria de quadros de artrite e outros doenças articulares
● Melhora da mobilidade
Meu cão tem medo de água. Como posso fazer?
Nunca devemos "jogar"; o cão na água. Em todos os casos, introduções devem ser feitas aos poucos, dessensibilizando possíveis medos que o cão apresente. Para introduzir um novo aluno na natação, o coletes salva-vidas é um equipamento que poderá ser necessário em muitas ocasiões. Além do medo da água e "perder o chão"; podem ser um fator de estresse na natação. Por isso, ao utilizar o colete salva-vidas, o cão percebe que mesmo sem tocar o solo ele ainda pode manter os movimentos de natação e continuar flutuando, e isso faz com que ele vá ganhando cada vez mais confiança.Mesmo para raças que são boas nadadoras, as primeiras experiências devem ser divertidas e nunca traumáticas.


Piscina ultra moderna com sistema ultravioleta e filtragem por salinidade
Regras da natação
FISIOTERAPIA
Alguns exemplos de casos onde a fisioterapia pode ser indicada são: pacientes ortopédicos, neurológicos, programas de perda de peso, fortalecimento de musculatura (com cinesioterapia e hidroterapia), auxílio no gerenciamento de doenças crônicas (como osteoartroses e displasia coxo-femural), entre outros.
Antes do início do tratamento fisiátrico, um exame clínico minucioso deverá ser realizado, chamado “Avaliação”, para que se possa entender as necessidades do cãozinho e assim dar início ao tratamento mais adequado, como por exemplo: laserterapia, eletroterapia, ultrassom terapia, cinesioterapia e hidroterapia.
Agende sua avaliação e venha conhecer o nosso espaço.
Veterinária Responsável: Renata Fortunato Belleza. CRMV: 38083
