Natação

Tanto para os jovens como para os mais velhinhos, a natação é o melhor exercício que você pode oferecer a seu cão! Uma sessão de natação pode rejuvenescer seu corpo e espírito, trazendo benefícios para sua saúde e comportamento. Por ser uma atividade de baixo impacto, a água previne a dor nas articulações, relaxa o corpo e melhora a sua mobilidade. Você sabia que um minuto de natação equivale ao gasto energético de 4 minutos de corrida?

Todos os cães podem nadar?

De acordo com seu padrão anatômico, nem todos os cães são nadadores eficientes. Algumas raças nasceram para nadar, pois foram criadas para realizarem trabalhos na água, como por exemplo o Golden Retriever, o Labrador e o Cocker Spaniel. Mas também existem raças em que a distribuição do peso do corpo não favorece a natação, como por exemplo os Buldogues. Cães de patas curtas, como os Dachshunds também podem ter certa dificuldade para nadar, e cães braquicefálicos, como Pugs, podem ter mais dificuldade de respirar na água. Entretanto, com o acompanhamento adequado de um profissional e o uso de coletes salva-vidas, todos podem se beneficiar desta atividade, se bem supervisionada!

shutterstock_1008508423 (1)
Nadando


Como saber se a natação é o exercício ideal para o meu cão?

A hidroterapia ou natação provêm grandes benefícios em diversas situações, e cada caso e propósito deverá ser avaliado individualmente. Tanto para gasto energético, condicionamento físico e manutenção da saúde, assim como para terapias de recuperação, nossa equipe está capacitada para atender todas as situações. Agende uma avaliação e saiba mais sobre os nossos planos aquáticos.

Conheça alguns dos benefícios da hidroterapia:

● Alto gasto energético

● Prevenção de doenças cardíacas

● Condicionamento físico aeróbico

● Exercício de baixo impacto

● Perda e manutenção de peso

● Ganho e retenção de força muscular

● Recuperação de cirurgias

● Melhoria de quadros de artrite e outros doenças articulares

● Melhora da mobilidade

Meu cão tem medo de água. Como posso fazer?

Nunca devemos "jogar"; o cão na água. Em todos os casos, introduções devem ser feitas aos poucos, dessensibilizando possíveis medos que o cão apresente. Para introduzir um novo aluno na natação, o coletes salva-vidas é um equipamento que poderá ser necessário em muitas ocasiões. Além do medo da água e "perder o chão"; podem ser um fator de estresse na natação. Por isso, ao utilizar o colete salva-vidas, o cão percebe que mesmo sem tocar o solo ele ainda pode manter os movimentos de natação e continuar flutuando, e isso faz com que ele vá ganhando cada vez mais confiança.

Mesmo para raças que são boas nadadoras, as primeiras experiências devem ser divertidas e nunca traumáticas.

Cópia de Sem nome (14)


Cachorrodentrodapiscina

Piscina ultra moderna com sistema ultravioleta e filtragem por salinidade

A piscina da Dog Vila Lobos é considerada a piscina mais moderna do mercado, e une sustentabilidade, segurança e saúde no seu máximo nível. Possui sistema de aquecimento e tratamento de água ultravioleta, o que reduz o uso de produtos químicos na água. O sistema de filtragem e limpeza é feito por equipamento que transforma o sal adicionado em cloro, promovendo segurança e muito mais conforto aos cães. O material de que é feito a piscina é livre de metais pesados e não causa alergia. A piscina possui dimensões adequadas para atender qualquer porte de cachorro, degraus para saída e seu acesso é totalmente controlado e monitorado, para maior conforto e segurança.

Regras da natação

Para matricular seu cão na natação, ele deve primeiramente passar por avaliação de comportamento e saúde com nossa equipe, onde será escolhido o plano aquático ideal para ele: exercício ou terapia. O cão deve seguir os mesmos requisitos básicos de saúde e comportamento do day care, como vacinas em dia, vermifugação de três em três meses e antiparasitário em dia (Ver regras do serviço). Os pacotes poderão ser escolhidos conforme o objetivo e a necessidade de cada cão.


FISIOTERAPIA

A Dog Vila Lobos oferece estrutura e tratamentos completos de fisioterapia, tanto para seus alunos de day care como para pacientes externos. A fisioterapia animal possui benefícios comprovados para atender diversos tipos de necessidades especiais, desde a recuperação de cirurgias a terapias de longo prazo, trazendo ao animal mais conforto e melhoras significativas em suas condições de saúde e qualidade de vida.

Alguns exemplos de casos onde a fisioterapia pode ser indicada são: pacientes ortopédicos, neurológicos, programas de perda de peso, fortalecimento de musculatura (com cinesioterapia e hidroterapia), auxílio no gerenciamento de doenças crônicas (como osteoartroses e displasia coxo-femural), entre outros.

Antes do início do tratamento fisiátrico, um exame clínico minucioso deverá ser realizado, chamado “Avaliação”, para que se possa entender as necessidades do cãozinho e assim dar início ao tratamento mais adequado, como por exemplo: laserterapia, eletroterapia, ultrassom terapia, cinesioterapia e hidroterapia.

Agende sua avaliação e venha conhecer o nosso espaço.

Veterinária Responsável: Renata Fortunato Belleza. CRMV: 38083

shutterstock_264930365